Cristiane Carboni
Fisioterapia para Reabilitação do Assoalho Pélvico
Quem somos
Somos especializados em Reabilitação do Assoalho Pélvico com os profissionais mais competentes e capacitados na área. Nossa área de atuação inclui o tratamento de:
-
incontinências urinárias femininas
-
disfunções sexuais femininas
-
dor pélvica crônica feminina
-
preparo pré e pós-parto
-
prolapsos de órgãos pélvicos
-
pré e pós-operatório de cirurgias pélvicas
-
constipação
Para isso contamos com modernas instalações e aparelhagem!
A Fisioterapia Pélvica
A Fisioterapia na reabilitação do assoalho pélvico atua no tratamento conservador dessas disfunções contribuindo para o bem-estar físico, social e psicológico de mulheres e homens que são acometidos por estas afecções. Todos nossos clientes passam por uma cuidadosa e criteriosa avaliação para se decidir qual serão as técnicas aplicadas e o plano de tratamento de acordo com as melhores e mais recentes evidências científicas disponíveis. O médico responsável tem acesso às avaliações e evolução do tratamento promovendo a interaçao entre os profissionais para garantir as melhores condutas.
Principais Técnicas utilizadas:
Treinamento Muscular do Assoalho Pélvico e Terapia manual
-
Melhora a tonicidade, a força e a resistência do assoalho pélvico
-
Aumenta a propriocepção e a capacidade de resposta aos aumentos da pressão intra-abdominal
-
Normaliza o tônus da musculatura perineal
-
Promove relaxamento e diminuição das tensões excessivas
Eletroestimulação através do TENS/FES
Trata-se de um recurso terapêutico conservador que conforme os parâmetros utilizados pode trazer uma série de benefícios para a musculatura perineal como:
-
analgesia
-
fortalecimento
-
coordenação
-
relaxamento
-
propriocepção
-
inibição detrusora
O Biofeedback EMG
-
Trata-se de um equipamento utilizado para captar a atividade neuro muscular do assoalho pélvico e torná-lo perceptível ao paciente, este sistema se baseia no fluxo de informação entre paciente, Fisioterapeuta e equipamento. Pode predizer, de maneira consistente, determinadas variáveis clínicas relacionadas ao funcionamento da musculatura ajudando os pacientes a adquirirem maior controle voluntário sobre a atividade dos músculos do assoalho pélvico, reduzindo uma atividade excessiva, ou ajudando no treinamento para utilização dos músculos mais apropriados para o controle urinário entre outros benefícios.
Todas as técnicas acima podem ser utilizadas de forma individual ou conjunta. Dentre os principais benefícios da utilização combinada das técnicas estão:
-
Aumento dos intervalos de tempo entre as micções;
-
Diminuição do número de episódios de perda urinária;
-
Melhora da qualidade de vida sexual
-
Diminuição de possíveis danos pós-parto
-
Melhora da qualidade de vida.